terça-feira, 22 de junho de 2010

Microsiga


Microsiga é uma empresa que desenvolve software. É considerada a maior firma de software da América latina onde desenvolve softwares destinados a gestão empresarial. Os softwares desenvolvidos pela Microsiga destinam-se a automatizar e gerenciar processos, tais como: finanças, recursos humanos, logística, manufatura, crm, dentre outros. Tem como seu principal produto o software denominado ERP Protheus.

A empresa tem como foco médias e pequenas empresas. Ela transfere a sua tecnologia ao cliente, ou seja, a Microsiga possui uma tecnologia própria de desenvolvimento que envolve a sua linguagem e seu compilador. Um cliente Microsiga pode dispor a seu funcionário uma certificação em ADVPL podendo assim realizar implementações em seu sistema. Ele não fica dependente da Microsiga. Tal diferencial de "independência" em customizações foi o que alavancou a Microsiga a ser a Maior do País em seu segmento.

O software Protheus desenvolvido pela Microsiga possui independência de banco de dados, podendo assim conectar-se a outros softwares como Oracle, Postgree, DB2, etc, e também possui independência de sistema operacional rodando em Windows como em Linux além de outros sistemas operacionais homologados. Trata-se de uma aplicação onde seu processamento não fica restrito somente a estação, e sim ao servidor protheus, servidor de Banco de dados e estação.

A Microsiga adquiriu recentemente uma outra software house a RM Sistemas, ou seja, a Microsiga comprou a LogoCenter e a Rm Sistemas porém cada uma conta com sua carteira de clientes, soluções e continuam com suas atividades normais.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Gestão de TI

O tecnólogo de Gestão da tecnologia da informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. É de sua alçada avaliar os sistemas de informação, segurança e bancos de dados, implementar sistemas de automação no gerenciamento da informação nas instituições e determinar estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também são de responsabilidade desse tecnólogo o diagnóstico de disfunções de sistema, a implementação de rede de intranet, a solução dos problemas de rede e a escolha dos projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Para isso, ele deve estar sempre em dia com as novas tecnologias de informação e com os novos softwares do mercado.

Em razão da necessidade crescente de as empresas de todos os portes, inclusive as micro e pequenas, implementarem programas de informatização para otimizar seus negócios e aumentar sua competitividade, esse tecnólogo tem um mercado promissor e com grande margem de crescimento. O setor bancário também demanda o profissional, principalmente para atuar na implantação, operação e manutenção do software ERP (Enterprise Resource Planning), voltado para a gestão do negócio. Como os concursos públicos exigem o bacharelado, as vagas se concentram mais nas empresas privadas. O que não significa que esse especialista não possa ser prestador de serviços paraestatais, como a Petrobras, que oferece muitas oportunidades. As ofertas de trabalho estão mais concentradas nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas também há vagas na Região Sul.

Existem no Brasil cerca de 100 escolas que oferecem cursos ligados à Gestão de Tecnologia da Informação, focados em várias áreas. A maioria habilita o aluno na elaboração, implementação e administração de sistemas de informação dedados. Alguns têm foco maior em segurança, outros, na criação de softwares personalizados, soluções específicas para cada empresa. O manejo de informações no sistema Linux, de licença gratuita, também é matéria de vários programas de gestão. Os cursos com ênfase em gestão de negócios habilitam o aluno na criação de sistemas específicos para a administração.